domingo, 25 de outubro de 2009

HECCUS e a terapia combinada


O equipamento é muito poderoso, escrevo isso não por ser um profissional IBRAMED, mas também em função de todas as possibilidades terapêuticas que ele nos dá! Além de uma potência elevada e com isso uma alta capacidade de aquecimento do tecido subcutâneo ele nos permite o uso da inédita corrente Aussie para estimulação sensorial, motora e vascular! Mas como combinar tudo isso para otimização dos resultados terapêuticos?
O ultrassom deve agir no tecido provocando os efeitos já conhecidos de aquecimento, cavitação, micromassagem e perturbação da biomembrana de proteínas e lipídeos. Tudo isso deve acontecer no tecido adiposo e subcutâneo local relacionado à disfunção. A corrente Aussie deve ser utilizada para a estimulação sensorial com frequência de 4kHz e duração de bursts de 4ms e frequência de modulação dos bursts igual a 20Hz ou 120Hz, para ativar a comporta de dor ou liberação de endorfina. Esse tipo de estimulação deve ser empregada em condições de pós cirúrgico imediato para alívio da dor. Com 1kHz, duração de bursts igual a 2ms e frequência de modulação de bursts igual a 5oHz conseguimos a despolarização das fibras musculares glicolíticas. Essa condição terapêutica nos permite tratar quadros de flacidez muscular em procedimentos estéticos. Já a corrente polarizada deve ser utilizada para a realização do procedimento de iontoforese, ou seja, a prescrição de princípios ativos com polaridade definida com o objetivo de auxiliar nos tratamentos de gordura localizada e celulite.
A terapia combinada pode ser definida como um modelo de terapia que utiliza dois recursos de maneira simultânea, buscando a otimização dos efeitos individuais de cada um. Nesse sentido, o uso do ultrassom contínuo de 3mHz associado à corrente Aussie com frequência igual a 4kHz, duração de busrst de 4ms e frequência de bursts igual a 10Hz proporciona como efeito terapêutico a estimulação do tecido adiposo e lipólise e ainda um aumento do fluxo linfático local pela estimulação dos músculos do endotélio vascular do sistema linfático. O aumento circulatório local em função do aquecimento tecidual também acontecerá e a oxigenação dos tecidos será otimizada, o que colabora para que os efeitos terapêuticos esperados possam acontecer. Então como resultado, espera-se a otimização do fluxo vascular linfático, venoso e arterial. Nesse sentido, essa combinação de parâmetros terapêuticos poderia ser utilizada no tratamento de celulite e gordura localizada. Um ponto fundamental a ser considerado está relacionado à intensidade do ultrassom. Ela deve ser incrmentada progressivamente em função da avaliação feita pelo terapêuta e de acordo com a classificação da disfunção utilizada durante o procedimento!
Uma outra possibilidade interessante para uso durante os tratamentos está relacionada à combinação do ultrassom e a corrente polarizada. Uma recente revisão de literatura "Sonophoresis: recent advancements and future trends", sugere a eficiência dos procedimentos realizados por meio da combinação do ultrassom e corrente polarizada na transmissividade de princípios ativos durante tratamentos e usa de forma inédita o termo eletroporação para explicar tais efeitos. Nesse sentido, o ultrassom utilizado de forma contínua ou pulsada, no segundo caso, com ciclo de trabalho igual a 50%, frequência de 100Hz e intensidade aproximada de 2,0 w/cm2, deve ser eleito como opção terapêutica para o tratamento de celulite ou gordura localizada. Na opção de combinação entre ultrassom e corrente polarizada, um cabo adicional com eletrodo de alumínio e esponja úmida deve ser utilizado para fechar o campo no paciente e logicamente um gel com princípio ativo com polaridade definida deve ser utilizado durante a terapia. O aquecimento é um dos objetivos e a corrente elétrica polarizada deve ser utilizada na frequência igual a 120Hz. A polaridade do transdutor deve ser a mesma do princípio princípio ativo utilizado.
Na seleçao manual, bem como nos protocolos particulares, os parâmetros podem ser programados de acordo com o conhecimento do terapeuta e por isso sugiro sempre que os usuários do equipamento busquem a formação acadêmica de maneira continuada! Quanto maior o conhecimento maior o rendimento durante o uso do equipamento! Assim, podemos com o HECCUS tratar quadros inflamatórios agudos, regeneração tecidual, edemas residuais, dor, fibrose, flacidez muscular e outras afecções estéticas!
O uso isolado da corrente Aussie ou da corrente polarizada também é possível e nesse sentido para atender às necessidades dos usuários o equipamento conta com quatro canais de estimulação para essas correntes! Lembrando que para a estimulação motora a corrente Aussie deve combinar frequência portadora de 1Khz, duração de bursts de 2ms e frequência de bursts igual a 50Hz. Já para a estimulação sensorial a portadora deve ser de 4Khz, os bursts devem ter duração de 4ms e a frequência de modulação em bursts deve ser escolhida de acordo com o mecanismo modulatório que se deseja ativar, ou seja, comporta de dor ou liberação de endorfina! A corrente polarizada utilizada isoladamente proporcionará ao usuário a realização da técnica de iontoforese também para a aplicação de princípios ativos.
A potência do ultrassom do HECCUS é de 54w/cm2, a maior do mercado e em função disso, os efeitos alcançados na clínica são excelentes. Tenho escutado relatos de profisionais que trabalham diariamente com o equipamento e todos estão muito satisfeitos com os resultados alcançados junto aos pacientes!
Rao, Rekha; Nanda, S. Sonophoresis: recent advancements and future trends. Phamacy and Pharmacology. 2009; 61:689-705.

Um comentário: