quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Mais uma publicação relacionada à Corrente Aussie está disponível na literatura científica no periódico Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. Os autores, o pesquisador australiano Alex Ward, criador da corrente e seu colaborador Wendy Lee Hung Chuen buscaram com o estudo determinar as durações de Bursts consideradas ótimas para a discriminação entre os limiares sensorial, motor e doloroso utilizando-se corrente alternada na faixa de kHz.
Como voluntários, foram utilizados 20 indivíduos saudáveis, n=20, os quais receberam estimulação por meio da Corrente Aussie com frequências portadoras de 1kHz e 4kHz moduladas em Bursts com frequência de 20Hz e duração variável na faixa de 250 microsegundos para 1 ciclo de corrente alternada de 4kHz e 1 milisegundo para 1 ciclo de corrente alternada de 1kHz a 50 milisegundos de corrente alternada constante.
Foram então mensurados os limiares sensorial, motor e doloroso dos voluntários participantes. Os resultados dos experimentos realizados sugerem que os limiares diminuem a um valor mínimo com o aumento da duração dos Bursts. O limiar mínimo identificou o tempo no qual a somação de estímulos sublimiares ocorreu: 20ms para o limiar sensorial, 30ms para o limiar motor e >50ms para o limiar doloroso. Esses valores foram superiores aos encontrados em estudo prévio quando a frequência de pulso utilizada foi a de 50Hz. Apesar das diferenças relacionadas ao tempo de utilização dos Bursts, a máxima separação entre os limiares sensorial, motor e doloroso os limiares encontrados na presente investigação estão dentro da faixa de Bursts com duração de 1ms a 4ms ou seja, a mesma faixa encontrada em estudo prévio. Os autores concluíram após a investigação que durações de Bursts curtas associadas com frequência na faixa de kHz tem um papel fundamental na reabilitação física para a estimulação sensorial e motora, ou seja, analgesia e recuperação funcional dos músculos esqueléticos.

Ward, R.A.; Chuen, W.L.H. Lowering of sensory, motor and pain-tolerance thresholds with burst duration using kilohertz-frequency alternating current electrict stimulation: part II. Arch. Phys. Med. Rehab., 90(9): 1619-1627, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário