quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Mais uma publicação relacionada à Corrente Aussie está disponível na literatura científica no periódico Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. Os autores, o pesquisador australiano Alex Ward, criador da corrente e seu colaborador Wendy Lee Hung Chuen buscaram com o estudo determinar as durações de Bursts consideradas ótimas para a discriminação entre os limiares sensorial, motor e doloroso utilizando-se corrente alternada na faixa de kHz.
Como voluntários, foram utilizados 20 indivíduos saudáveis, n=20, os quais receberam estimulação por meio da Corrente Aussie com frequências portadoras de 1kHz e 4kHz moduladas em Bursts com frequência de 20Hz e duração variável na faixa de 250 microsegundos para 1 ciclo de corrente alternada de 4kHz e 1 milisegundo para 1 ciclo de corrente alternada de 1kHz a 50 milisegundos de corrente alternada constante.
Foram então mensurados os limiares sensorial, motor e doloroso dos voluntários participantes. Os resultados dos experimentos realizados sugerem que os limiares diminuem a um valor mínimo com o aumento da duração dos Bursts. O limiar mínimo identificou o tempo no qual a somação de estímulos sublimiares ocorreu: 20ms para o limiar sensorial, 30ms para o limiar motor e >50ms para o limiar doloroso. Esses valores foram superiores aos encontrados em estudo prévio quando a frequência de pulso utilizada foi a de 50Hz. Apesar das diferenças relacionadas ao tempo de utilização dos Bursts, a máxima separação entre os limiares sensorial, motor e doloroso os limiares encontrados na presente investigação estão dentro da faixa de Bursts com duração de 1ms a 4ms ou seja, a mesma faixa encontrada em estudo prévio. Os autores concluíram após a investigação que durações de Bursts curtas associadas com frequência na faixa de kHz tem um papel fundamental na reabilitação física para a estimulação sensorial e motora, ou seja, analgesia e recuperação funcional dos músculos esqueléticos.

Ward, R.A.; Chuen, W.L.H. Lowering of sensory, motor and pain-tolerance thresholds with burst duration using kilohertz-frequency alternating current electrict stimulation: part II. Arch. Phys. Med. Rehab., 90(9): 1619-1627, 2009.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

UNIVAP, SJC




Pessoal, bom dia!


Fiquei bastante feliz na última Quinta-Feira, 17 de Setembro. Fui muito bem recebido na UNIVAP em São José dos Campos por todos os alunos e professores presentes. Todos gostaram muito da atividade, e tenho a certeza absoluta que o evento agregou muito conhecimento a todos os presentes. Gostaria de agradecer ao Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazio Osorio por toda a atenção e cuidado no planejamento da atividade. Em depoimento o Prof. Rodrigo disse a todos os presentes que certamente grande parte dos docentes necessitam de reciclagens relacionadas à eletrotermofototerapia.
No evento foram aboradados os seguintes assuntos: Estimulação sensorial e motora por meio de T.E.N.S., FES, Interferencial, Russa, Aussie, Alta Voltagem.



sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Na próxima semana, dia 17 de setembro de 2009, estarei na UNIVAP em São José dos Campos para falar das novas tendências relacionadas às correntes elétricas terapêuticas! Gostaria então de convidar todos os interessados para comparecer ao evento! A idéia é conversarmos sobre T.E.N.S., Terapia interferencial, Corrente Russa, Aussie e Ultrasom terapêutico. A proposta da palestra será apresentarmos as principais diferenças apontadas por estudos científicos entre a inovadora corrente Aussie e as demais formas de estimulação elétrica nervosa transcutânea!!!